EMEF Duque de Caxias promove evento sobre Consciência Negra!

Data de publicação: 23 de novembro de 2021

A EMEF Duque de Caxias sempre demonstra grande preocupação em trazer atividades que sejam voltadas não só para a teoria, mas também para a prática, proporcionando diferentes experiências engrandecedoras para seus educandos. O objetivo é que os alunos aprendam não só os conteúdos escolares comuns, mas que se tornem seres humanos cada vez melhores, mais solidários, livres de preconceitos e dispostos a espalhar bondade e generosidade.
Falar sobre o Dia da Consciência Negra é fundamental para evidenciar as desigualdades e violências contra a população negra ainda existentes em nossa sociedade. Para além de um momento festivo, a data proporciona a reflexão sobre o racismo e as suas implicações na atualidade. É importante enquanto escola que possamos formar cidadãos justos e empáticos, que saibam respeitar as diferenças.
Sendo assim, no dia 18 de novembro promovemos inúmeras atividades voltadas para a apreciação da cultura afro. Organizamos diferentes ambientes pelos quais os alunos transitaram: contação de histórias com a professora Katryne Ávila, brincadeiras típicas com o professor Christian Gennari dos Reis, capoeira com o professor Cloni Vieira e uma palestra sobre Zumbi dos Palmares com o professor Rodrigo Garcia Fraga. Durante a tarde, a professora Katryne também fez a apresentação do livro “Heroínas negras brasileiras em 15 cordéis”, uma obra que resgata e celebra a memória de quinze mulheres negras que marcaram nossa história.
Além disso, os alunos também puderam visitar a exposição dos trabalhos realizados. Faziam parte desses trabalhos atividades artísticas de pintura, confecção de instrumentos e de colares africanos, Abayomis, poemas e cordéis sobre grandes personalidades negras.