Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

  Ctrl + 1 (menu)   Ctrl + 2 (conteúdo)   Ctrl+ 3 (busca)   Ctrl + 4 (mapa)   Ctrl + 0 (acessibilidade)
  Fonte Maior   Fonte Maior   Fonte Padrão
  Contraste
menu
Prefeitura Municipal Boa Vista do Sul
×
Notícias

BOA VISTA DO SUL DECRETA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA!

Data de publicação: 13 de janeiro de 2022
Fotos: Aline Schommer
Créditos: Áureo Antônio Salvi


 

 

Na tarde de quarta feira, dia 12 de janeiro de 2022, no Gabinete do Prefeito, foi realizada reunião entre entidades para avaliar a situação do Município de Boa Vista do Sul frente a estiagem que assola o estado do rio grande do sul e para dar subsídios para a elaboração do decreto municipal de situação de emergência que será assinado hoje dia 13.

Da reunião participaram o Prefeito Municipal, Roberto Martim Schaeffer; a Presidente da Câmara Patrícia Lúcia Bagatini (PSD); o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente Áureo Antônio Salvi; o Engenheiro Agrônomo Henrique Tomaz Queiroz da Emater/Ascar e Ederson Luís Fonseca Borges,  Presidente Do Conselho da Defesa Civil do Município.

Assim como outros municípios da região e do estado, Boa Vista do Sul sofre as consequências da falta de chuva que prejudica a criação de aves de corte; bovinocultura; parreirais, plantações de milho e outros cultivos.  Observou-se nos últimos dias o agravamento da situação, com o surgimento de locais com falta de água para o consumo humano, em algumas comunidades do interior.

Com a publicação do Decreto, será possível os agricultores renegociarem dívidas com o Pronaf e Proagro que garante a exoneração de obrigações financeiras relativas à operação de crédito rural de custeio, cuja liquidação seja dificultada pela ocorrência destes fenômenos naturais.

Ainda, o município poderá manter as ações de combate a estiagem, que já vem executando nos últimos dias, como o fornecimento de água através de caminhão-pipa, próprio e terceirizado.

A prefeitura municipal vem fazendo contatos e tomando atitudes visando amenizar a situação atual e pensando no futuro. Estão sendo efetuados contatos com o Governo do Estado, integradoras, empresas e produtores visando construir um programa que atenda ao longo dos anos essa necessidade básica que é a água. Estará sendo elaborado estudo e projeto visando maneiras de fomentar armazenamento de água, como por exemplo elaborar cisternas para captação de água da chuva;  medidas de redução bem como de uso correto da água.

Dessa forma, pedimos a população que economize água, utilize de forma correta, caso verifique que existem desvios de finalidade no uso da água potável, denuncie, pois poderá faltar para você e sua família.

Outra atitude que deve ser tomada e repensada por todos é a proteção de fontes, nascentes, cursos d´água (arroios, córregos, rios,...), para tanto pede-se a todos que busquem junto a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente orientações para a proteção de fontes e nascentes e pedimos que tomem consciência da importância da preservação e a recuperação das matas ciliares, aliadas às práticas de conservação e ao manejo adequado do solo, garantem a proteção de um dos principais recursos naturais: a água.


Nota Fiscal Eletrônica - Ambiente de Testes

Sistema de geração da Nota Eletrônica no Município de Boa Vista do Sul

Saneamento Básico

Consulte os documentos publicados pela administração municipal das ações de saneamento no município.

Atendimento ao Cidadão

Acesso aos serviços fornecidos pela Administração Pública Municipal.


topo