Setembro Amarelo!

Data de publicação: 21 de setembro de 2022

Em referência ao mês de prevenção e combate ao suicídio “Setembro Amarelo”, na tarde do dia 13 de setembro de 2022, a Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social realizou palestras no Centro Municipal de Eventos. A Secretária Priscila da Jornada Neves fez a abertura do evento e atentou para esta triste realidade que nos assola. As Psicólogas do Município, Bruna Maffei e Silvana Castilhos Alves, abordaram aspectos relacionados aos sentimentos a serem observados, as características das pessoas sob risco de suicídio, situações de alerta, mitos e como podemos ajudar o potencial suicida, dentre outras circunstâncias. Após as palestras, foi ofertado aos presentes o filme “Pequena Miss Sunshine”, uma comédia-drama sobre depressão, fracasso, sucesso e relações familiares, com a distribuição de pipoca e refrigerante. O filme nos faz refletir sobre questões delicadas e a importância de ter os familiares ao lado para superar os problemas. Os conceitos de fracasso e sucesso e o culto aos padrões de beleza também são muito explorados. A reflexão que fica é que a vida não é feita apenas de conquistas, mas de derrotas também e, o mais importante, de tentativas. Ao longo da trama, é notável como todos se aproximam e estreitam os laços familiares, como se percebessem que ninguém precisa estar sozinho em situações delicadas. A Kombi amarela torna-se um símbolo da união, já que ela só funciona quando todos se juntam para empurrá-la. Foi um momento de envolvimento e descontração que objetivou conscientizar a população que é possível prevenir e combater o suicídio, juntos. O evento foi um sucesso.