Melhores Amigos – Bicho Sente como Gente

Data de publicação: 16 de agosto de 2023

A equipe da Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente acompanhou, na última semana, as castrações que ocorreram de maneira gratuita, realizadas em Boa Vista do Sul, através do Programa “Melhores Amigos – Bicho Sente como Gente”, em parceria com o Estado do Rio Grande do Sul, convênio no qual o município foi contemplado para atendimento de esterilização (castração) de animais. Com os recursos investidos no Programa, uma Unidade Móvel Veterinária veio até o ginásio local, onde permaneceu durante dois dias (sexta e sábado, dias 04 e 05/08), realizando os procedimentos nos períodos da manhã, tarde e noite. No total, foram realizadas 168 castrações, entre cães e gatos (machos e fêmeas), domiciliados e semidomiciliados (com acesso à rua).

A castração é um procedimento seguro, tranquilo, sendo realizada por Médico Veterinário e equipe experiente, trazendo inúmeros benefícios para o animal, seu bem-estar,  e também para a sociedade, evitando ninhadas indesejadas, reduzindo o risco de desenvolvimento de determinados tipos de câncer, fugas, brigas e a agressividade. Outro fator importante a ser destacado é o controle populacional desses animais, auxiliando no monitoramento de zoonoses (doenças transmitidas pelos animais aos seres humanos) e na diminuição do abandono e de maus-tratos.

Lembrando que a superpopulação de animais é questão de Saúde Pública, devendo ser de responsabilidade de todos os cidadãos, podendo ser evitada com a prática da Guarda Responsável, onde medidas básicas devem ser seguidas pela família ou responsável que decida ter um animal de estimação.

Abandono de animais é crime previsto pela Lei Federal nº 9.605/98. Para maus-tratos aos animais, denuncie à Polícia Civil pelo WhatsApp: (51) 98444-0606.