BOA VISTA DO SUL  PRIORIZA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR COM QUALIDADE E O  CONSUMO DE ALIMENTOS SAUDÁVEIS

Data de publicação: 26 de outubro de 2023

Ter uma alimentação balanceada  com boas escolhas alimentares é essencial para a saúde do corpo, por isso é  importante que hábitos alimentares saudáveis sejam incluídos desde cedo. Uma alimentação saudável na escola influencia no desenvolvimento do aluno e é essencial à saúde infantil, trazendo mais qualidade de vida para os pequenos e adolescentes.

O suporte nutricional aos estudantes precisa partir tanto da família, quanto da escola. Todos precisam se envolver para que a alimentação para crianças e adolescentes seja agradável e saudável, pois é também um processo educacional. Isso porque o desenvolvimento dos hábitos alimentares depende do estímulo dos pais e/ou dos responsáveis, para que uma dieta balanceada se torne agradável a todos.

Além disso, desde o início das suas atividades, com a Resolução nº 06 do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), a escola de Educação Infantil do município não utiliza nenhum tipo de alimento ultraprocessado, não emprega açúcares, doces e frituras no preparo das refeições. O cuidado continua no ensino fundamental, onde é limitado este tipo de alimento na alimentação escolar.

Os cardápios são elaborados pela Nutricionista do município, Andréia Solange Lermen Tirp, responsável pela execução técnica do PNAE, baseado nos princípios e diretrizes reguladoras do PNAE (PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR). Ações de educação alimentar e nutricional são realizadas nas escolas como uma estratégia para a mudança de hábitos  alimentares saudáveis.   Andréia enfatiza que “a prática da EAN  faz uso de abordagens e recursos educacionais problematizadores e ativos que favoreçam o diálogo ,considerando todas as fases da vida, etapas de sistema alimentar e as interações e significados que compõem o comportamento alimentar”.

De acordo com a secretária de Educação, Cátia Molinari Brum, “a alimentação escolar com qualidade contribui com o desempenho escolar dos estudantes e para o desenvolvimento integral e saúde das crianças. Defende a importância desse hábito dentro da escola, com orientação nutricional que irá auxiliar na alimentação para crianças e adolescentes e consequentemente, no desenvolvimento do aluno”.