Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

  Ctrl + 1 (menu)   Ctrl + 2 (conteúdo)   Ctrl+ 3 (busca)   Ctrl + 4 (mapa)   Ctrl + 0 (acessibilidade)
  Fonte Maior   Fonte Maior   Fonte Padrão
  Contraste
menu
Prefeitura Municipal Boa Vista do Sul
×
Notícias

BOA VISTA DO SUL  PRIORIZA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR COM QUALIDADE E O  CONSUMO DE ALIMENTOS SAUDÁVEIS

Data de publicação: 26 de outubro de 2023


 

 

Ter uma alimentação balanceada  com boas escolhas alimentares é essencial para a saúde do corpo, por isso é  importante que hábitos alimentares saudáveis sejam incluídos desde cedo. Uma alimentação saudável na escola influencia no desenvolvimento do aluno e é essencial à saúde infantil, trazendo mais qualidade de vida para os pequenos e adolescentes.

O suporte nutricional aos estudantes precisa partir tanto da família, quanto da escola. Todos precisam se envolver para que a alimentação para crianças e adolescentes seja agradável e saudável, pois é também um processo educacional. Isso porque o desenvolvimento dos hábitos alimentares depende do estímulo dos pais e/ou dos responsáveis, para que uma dieta balanceada se torne agradável a todos.

Além disso, desde o início das suas atividades, com a Resolução nº 06 do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), a escola de Educação Infantil do município não utiliza nenhum tipo de alimento ultraprocessado, não emprega açúcares, doces e frituras no preparo das refeições. O cuidado continua no ensino fundamental, onde é limitado este tipo de alimento na alimentação escolar.

Os cardápios são elaborados pela Nutricionista do município, Andréia Solange Lermen Tirp, responsável pela execução técnica do PNAE, baseado nos princípios e diretrizes reguladoras do PNAE (PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR). Ações de educação alimentar e nutricional são realizadas nas escolas como uma estratégia para a mudança de hábitos  alimentares saudáveis.   Andréia enfatiza que “a prática da EAN  faz uso de abordagens e recursos educacionais problematizadores e ativos que favoreçam o diálogo ,considerando todas as fases da vida, etapas de sistema alimentar e as interações e significados que compõem o comportamento alimentar”.

De acordo com a secretária de Educação, Cátia Molinari Brum, “a alimentação escolar com qualidade contribui com o desempenho escolar dos estudantes e para o desenvolvimento integral e saúde das crianças. Defende a importância desse hábito dentro da escola, com orientação nutricional que irá auxiliar na alimentação para crianças e adolescentes e consequentemente, no desenvolvimento do aluno”.


Atendimento ao Cidadão

Acesso aos serviços fornecidos pela Administração Pública Municipal.

Nota Fiscal Eletrônica

Sistema de geração da Nota Eletrônica no Município de Boa Vista do Sul.

Nota Fiscal Eletrônica - Ambiente de Testes

Sistema de geração da Nota Eletrônica no Município de Boa Vista do Sul


topo